DOLAR CANADENSE …. Voce sabe o que vai encontrar quando chegar aqui no Canada?

O papo de hoje vai ser sobre a moeda canadense ou seja, o DOLLAR

Muitas pessoas vem para o Canada sem ao menos saber a cor ou como se parece o dinheiro daqu,i e quando chegam não sabem se aquele papel que deram pra ele e dinheiro de verdade.
E recebi um casal de brasileiro na minha casa a um tempo atras e ela me pediu se eu tinha um nota Canadense pra mostrar pra ela pois nunca tinha visto um, nem ao menos na internet.
Como no brasil e quase em todos os outros países, a moeda canadense e composta de Notas de papel ou cédulas e também  moedas
O dólar canadense é geralmente medido em comparação com o dólar americano. 
Quase sempre vale menos, mas o valor pode variar um pouco dependendo do que está acontecendo no mundo da economia. 

Bo, então vamos começar com as moedas Canadenses


Penny (um centavo)
Em 2013, o Governo do Canadá interrompeu oficialmente a produção de moedas de um centavo e creio que ainda esta em processo de tirar todos eles fora da circulação, sendo que a conclusão deste objetivo estava previstos pra muitos anos. 
Pra que isso funcionasse os comércios arredondam os pagamentos em dinheiro para baixo ou para cima, dependendo do valor final da compra.

Veja exemplo aqui em baixo




Níquel (cinco centavos)
O "Níquel" é o que eles chamam de peça de 5 centavos. É realmente maior do que a moeda de dez centavos, o que pode ser confuso. Ao mesmo tempo, peças de cinco centavos eram feitas de níquel (daí o nome), mas hoje elas são feitas de aço, assim como todas as outras moedas.





Dime (10 centavos)
O "Dime" é o apelido da peça de 10 centavos. É a menor moeda por tamanho e muito fina. Tem um famoso veleiro canadense, conhecido como o Bluenose, que foi o navio de corrida mais rápido do mundo há quase 20 anos.


Quarto (25 centavos)
O "Quarter" (assim chamado porque vale a pena um quarto de dólar) é uma peça colorida de 25 centímetros de prata. Ele retrata um caribu, um dos amados animais de antlered do Canadá.



Loonie (um dólar)
O Loonie é uma grande moeda feita de níquel dourado. Costumava haver uma nota de um dólar, mas foi eliminada na década de 1980. 
A moeda é chamada de "Loonie" porque tem uma imagem de um pato mergulhão, o pássaro nacional do Canadá, sobre isso.



Toonie (dois dólares)
O Toonie ou Twoonie é uma moeda de aparência distinta composta por ter duas cores diferentes e  um urso polar nela.. 
Ele substituiu a nota de dois dólares que foi extinta em meados da década de noventa. 



NOTAS DE PAPEL
O papel-moeda canadense e também conhecido como notas. 
São feitos de papel, mas uma espécie de plástico macio e flexível, conhecido como polímero. 


5 Dólares
A nota menor de Canadá e de $ 5, é azul e apresenta um retrato do ex-primeiro-ministro Wilfrid Laurier que foi o primeiro francês-canadense a liderar o Canadá. No verso, ele retrata o braço robótico do Canadarm, que foi um projeto do Canadá e utilizado nas missões da NASA entre 1981 e 2011.




Ja a nota de 10 Dólares e roxa de US $ 10 apresenta um retrato de John A. Macdonald, que foi o primeiro ministro e fundador do país. 
Na parte de trás, há uma homenagem à ferrovia canadense de cross-country - a assinatura de Macdonald - e uma foto do The Canadian, que é o serviço ferroviário de Vancouver a Toronto administrado pela VIA Rail, a ferrovia estatal do Canadá.




A nota de 20 dólares têm um retrato antigo e verde da monarca do Canadá, a rainha Elizabeth II (ano de 1926). Ela costumava estar nas notas de $ 1 e $ 2, também, quando elas existiam. O outro lado apresenta o memorial ao  Canadian National Vimy , que é um monumento na França que honra os mais de 3.000 soldados canadenses que morreram na Batalha de Vimy Ridge (1917), uma vitória aliada decisiva na Primeira Guerra Mundial (1914-1918).




50 Dolares
A nota é vermelha e tem a foto de  William Lyon Mackenzie King, o famoso primeiro-ministro excêntrico que liderou o Canadá durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). No verso da nota se retrata o NGC 
Amundsen, que é um navio de quebra-gelo de última geração que é usado para ajudar a Guarda Costeira canadense a pesquisar e explorar o trabalho no ártico canadense.




E por ultimo, a nota de 100 dólares
A nota d 100 dólares, tem a foto de Robert Borden, que foi primeiro ministro do Canadá durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). 
A parte de trás da nota  tem uma saudação para a pesquisa científica canadense, incluindo uma descrição de insulina, que foi descoberta pelo cientista canadense Frederick Banting.





Muitas comércios no Canadá ate hoje se recusam a receber notas de CAD100 porque tem medo de serem falsas. A falsificação de notas grandes é um problema no Canadá, razão pela qual o governo interrompeu a nota de $ 1.000 
O boato diz que notas de $100 dolores era usada somente por traficantes, quadrilhas de roubo e lavagem de dinheiro


As moedas canadenses são produzidas pela Royal Canadian Mint, que é conhecida entre os colecionadores de moedas como uma das entidades produtoras de moedas mais extravagantes e criativas do mundo. Além das moedas de uso padrão acima, a Menta também produz uma grande variedade de moedas de "edição especial" em uma ampla variedade de denominações e projetos, incluindo moedas de ouro, prata e platina de muito alto valor, bem como truques novidades como moedas coloridas, moedas brilhantes e moedas de super-herói da Marvel



Veja Meu Canal No Youtube e se Inscreva


Nenhum comentário:

Postar um comentário