Como trabalhar na área da saúde no Canadá

Muitos médicos, enfermeiros e outros profissionais formados no estrangeiro sentem-se frustrados quando chegam pela primeira vez no Canadá e descobrem que não podem trabalhar em suas profissões imediatamente. Como imigrante, eu sei que se instalar em um novo país pode ser difícil, e o caminho para alcançar a satisfação na carreira é ainda mais complicado.



A maioria das profissões de saúde no Canadá são regulamentadas, o que significa que qualquer pessoa que queira trabalhar como enfermeiro, fisioterapeuta, farmacêutico ou médico no Canadá, tem de obter uma licença para exercer a profissão. A falta da licença geralmente se traduz em falta de emprego. Mas adquirir uma licença pode ser um longo e tedioso processo.
O primeiro passo para os novos imigrantes é entrar em contato com o órgão regulador da sua profissão em sua província, a fim de buscar as seguintes informações sobre o processo de candidatura:

avaliação das qualificações
  •  requisitos de idioma
  •  programas de transição (bridging programs)
  •  requerimentos para o aperfeiçoamento das habilidades
  •  testes exigidos
  •  tempo de processamento para aplicações
Infelizmente, você percebe que a licença pode levar até vários anos para ser obtida, mas você precisa começar a trabalhar agora. O que você faz?

Curto Prazo

Enquanto você está trabalhando para conseguir a sua licença, você pode considerar a possibilidade de fazer um curso de curta duração, o que poderia te permitir encontrar um emprego na área de saúde de forma mais rápida.
Pense em suas habilidades transferíveis. Por exemplo, se você tem experiência profissional como enfermeira, considere fazer um curso de formação de curta duração como um auxiliar de enfermagem, auxiliar de saúde, assistente de laboratório ou assistente de consultório médico. Desta forma, você ainda seria capaz de trabalhar na área de saúde e ganhar uma experiência valiosa enquanto trabalha em direção a sua meta de longo prazo.

Expanda seus horizontes

Além disso, considere procurar oportunidades em outras cidades ou províncias. Algumas províncias têm exigências mais brandas para a obtenção da licença do que outras, e oferecem pacotes excelentes de mudança, incentivos, bônus de assinatura de contrato e grandes oportunidades de emprego. Por exemplo, o Manitoba’s Nurses Recruitment and Retention Fund oferece aos enfermeiros até $8,000 para compensar os custos associados com a mudança para Manitoba.

Invista em seu aperfeiçoamento profissional

Onde quer que você escolha morar, invista no aperfeiçoamento da sua profissão enquanto trabalha para conseguir a sua licença. Leia revistas atuais e publicações de saúde para mantê-lo atualizado em sua área.
Pesquise e faça parte de associações profissionais relevantes a fim de obter informações privilegiadas sobre eventos, seminários, cursos, etc. Desta forma, você pode melhorar o seu conhecimento profissional, bem como familiarizar-se com os padrões canadenses.
Forme ou participe de grupos de estudo para a prática de diversos testes que você possivelmente terá que fazer, como parte dos requerimentos da licença.
Descubra oportunidades de voluntariado na área de saúde para se envolver com a comunidade e ganhar experiência de trabalho.
O aperfeiçoamento professional é importante também para aumentar a sua compreensão de hábitos culturalmente esperados no sistema de saúde canadense. Trabalhe duro para orientar-se em relação a estilos de comunicação canadenses no local de trabalho.

Seja competitivo

Lembre-se, o empregador vê centenas de aplicações e currículos para um anúncio de emprego. Pergunte a si mesmo: “Quem são os meus concorrentes para este trabalho?”
Provavelmente, você está competindo com candidatos que nasceram e foram criados no Canadá, têm educação canadense, experiência canadense e um excelente entendimento do idioma inglês. Para ser competitivo, você vai ter que trabalhar bastante para receber sua licença, aperfeiçoando seu domínio do inglês, suas habilidades de comunicação e se desenvolvendo profissionalmente.

POR LORETTA MURPHY


6 comentários:

  1. Olá! Gosto muito de ler o blog. Sou enfermeira e gostaria de saber se você pode me orientar quanto ao processo de imigraçao através da minha profissao, por Manitoba e Calgary. Obrigada!! Thais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Thais, entra em contato comigo por email.
      kcbbrazil@gmail.com

      Excluir
    2. Ola
      Para voce vir para o canada como imigrante, voce tem que ver se voce esta qualificado para isso. Vai no link abaixo e faz o teste, ai poderei te dar mais dicas de como proceder caso voce qualifique:
      http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/eligibility.asp

      Abraco e espero falar com voce mais vezes

      Excluir
  2. Oi, gostei muito da explicação sobre o processo para ingresso como profissional no Canadá. Porém estou com muitas dúvidas ainda e estou pesquisando para esclarecê-las. Sou farmacêutico, me formei a 4 meses e estou com interesse de ir para o Canadá. Você pode acrescentar algumas dicas para me ajudar?
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola
      Para voce vir para o canada como imigrante, voce tem que ver se voce esta qualificado para isso. Vai no link abaixo e faz o teste, ai poderei te dar mais dicas de como proceder caso voce qualifique:
      http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/eligibility.asp

      Abraco e espero falar com voce mais vezes

      Excluir
  3. Olá Luiz Lisboa, tudo bem? Achei super bacana seu post e gostaria de bater um papo com você se possível. Estou me graduando no curso de farmácia e tenho planos para estudar em Vancouver a partir de janeiro de 2016, pretendo fazer uma pós-graduação na minha área. Se você poder me passar seu skype para a gente conversar, eu agradeço muito. Meu nome skype Jairlon. Valeu e um abraço!

    ResponderExcluir