IELTS (International English Language Testing System)

Para quem é brasileiro e quer imigrar para o Canadá como profissional qualificado, ingressar em uma instituição de ensino canadense ou até mesmo trabalhar no país, é preciso fazer um teste de proeficiência da língua inglesa. Existem várias opções, mas o IELTS (International English Language Testing System) talvez seja a melhor delas. Só no ano passado, mais de 1,6 milhão de candidatos fizeram a prova no mundo inteiro.








O IELTS se diferencia do TOEFL em alguns aspectos. Além de ser reconhecido pela maioria das universidades canadenses, é aceito pelo Departamento de Imigração e Cidadania do Canadá como parte do processo para quem quer imigrar como profissional qualificado e não tem o inglês como primeira língua.
Todo o reconhecimento do IELTS foi conquistado através de mais de 40 anos de pesquisas pela Universidade de Cambridge (na Inglaterra), em parceria com o Conselho Britânico e o IELTS Australia. Isso fez com o seu método fosse aceito por mais de seis mil instituições em diversos países de língua inglesa. Essa diversidade é um outro diferencial desse exame, que permite todos os tipos de pronúncia, vocabulário e grafia.
Oo que você precisa saber para fazer os exames no Canada ou no Brasil.

Como é o exame

O IELTS testa a fluência no inglês levando em conta a leitura (reading), escrita (writing),conversação (speaking) e compreensão oral (listening). Existem dois tipos de exames: o acadêmico (academic- que deve ser realizado por quem pretende estudar em instituições de ensino superior) e o geral (general training- usado por quem pensa em imigrar para o Canadá ou fazer o ensino médio, conhecido como high school).
Os dois tipos de prova (academic e general training) são praticamente iguais, com exceção da leitura e escrita, que na versão acadêmica costuma focar mais em assuntos técnicos. Os testes de listening, reading, e writing são realizados pela manhã no Canadá e à tarde no Brasil, e o speaking (que trata-se de uma entrevista com um profissional habilitado) ocorre no Canadá no pela tarde (no mesmo dia ou em sete dias antes ou depois dos outros testes) e pela manhã no Brasil.
  • Listening (compreensão oral)- Nessa parte do exame, o candidato tem que provar que consegue compreender quando as pessoas conversam em inglês. Em um CD, ele escuta diferentes situações, divididas em quatro seções e 40 questões. As respostas devem ser anotadas em um papel e transferidas posteriormente para a folha oficial. Tem duração de 30 minutos.
  • Writing (escrita)- O candidato tem que elaborar duas redações, em 60 minutos. Em uma delas, deve fazer análise de tabelas e gráficos com no mínimo 150 palavras. A outra pede um texto argumentativo com no mínimo 250 palavras sobre um tema escolhido pelo IELTS.
  • Reading (leitura)- Muito cuidado e atenção nessa parte do teste. É pura interpretação de texto. O candidato precisa responder 40 questões relacionadas a três textos. Existem respostas de múltipla escolha e subjetivas, alguma delas pedindo a opinião e conclusão do autor do texto. Tem duração de 60 minutos.
  • Speaking (conversação)- Tem duração de 11 a 14 minutos. O candidato deve responder às perguntas de um entrevistador, que podem estar relacionadas a uma série de temas.

O que acontece depois da prova

Depois que o candidato faz o exame do IELTS no Brasil, um grupo de profissionais habilitados pela Universidade de Cambridge deve corrigir e divulgar o resultado em cerca de 13 dias, enviando o certificado pelo correio. O mesmo ocorre no Canadá, onde o resultado é divulgado em até 10 dias úteis depois da prova.
Caso o candidato não esteja satisfeito com a nota, é possível pedir uma revisão (pagando uma taxa extra), que será realizada pela Universidade e Cambridge ou British Council e divulgada em até 12 semanas. Durante esse processo, o resultado fica temporariamente cancelado e não poderá ser usado para processos de imigração ou matrículas em universidades.
O IELTS não tem prazo de validade, mas universidades e o Departamento de Imigração e Cidadania do Canadá aceitam os testes realizados em um período de dois anos. A nota mínima exigida no exame vai depender de cada instituição. No caso do Brasil, o programa Ciências Sem Fronteiras, que deve oferecer bolsas de estudo para 12 mil estudantes brasileiros no Canadá nos próximos quatro anos, reconhece o IELTS como exame de proeficiência do inglês.

Como se inscrever

Para fazer o exame do IELTS no Brasil, são necessários uma foto 3×4 (deve ter fundo branco e o candidato não pode ser fotografado usando chapéu ou óculos); formulário preenchido e com a assinatura; cópia e original do passaporte ou RG (outro tipo de identidade não será aceito), e comprovante de pagamento (R$440). Para datas e locais da prova, visite o site do British Council.
No Canadá, o candidato deve providenciar duas fotografias de passaporte (formato canadense); cópia e original do passaporte ou carteira de residente permanente-PR Card (outros tipos de identidade, incluindo carteira de motorista, não serão aceitas); preencher o formulário; comprovante de pagamento ($295.00 CDN(Note: the IELTS Test Fee for candidates taking the test in Calgary, Winnipeg and Montreal is $285.00 CDN)); e enviar toda a documentação para o IELTS. Para datas e locais da prova, visite o site do IELTS Canada.
É aconselhável que o candidado se increva para o IELTS com pelo menos seis semanas de antecedência.


Veja Tambem



Nenhum comentário:

Postar um comentário