Como tirar visto de turista e estudante para o Canadá

Indo passear ou estudar no exterior por menos de 6 meses? O OiToronto montou um guia com informações detalhadas e dicas para solicitar o seu visto canadense.
O visto de turista canadense, ao contrário do americano, não tem duração longa e vale geralmente por 6 meses (em casos raros chega a até 1 ano). Para tirar o visto é preciso fornecer uma justificativa, que pode ser uma viagem a passeio ou estudo, com duração de até 6 meses.










Tipos de vistos
  •      Entrada única
  •      Esse visto permite que o viajante entre no Canadá apenas uma vez, mas existe uma exceção a essa regra, que é com os EUA. Viajantes com visto de entrada única podem ir para os EUA e voltar ao Canadá quantas vezes quiserem, desde que o visto esteja dentro do prazo de validade e que o viajante não visite outro país além dos EUA.
  • Múltiplas entradas
Esse visto permite que o viajante entre e saia do Canadá para qualquer país enquanto o visto estiver válido.

Duração do visto

O visto solicitado no Brasil é o visto de entrada, portanto, a data de expiração dele é válida apenas para limitar até quando a pessoa pode entrar no Canadá. Quem vai dizer quanto tempo a pessoa poderá permanecer no país é o oficial de imigração no Canadá, no momento que o viajante chega no país.
Cada vez que o viajante entra no Canadá, ele recebe uma permissão de estadia, sendo essa a data limite em que o viajante deve deixar o país. O normal é que os oficiais de imigração permitam que o viajante fique por 6 meses, mas em alguns casos ele poderá ficar apenas o tempo necessário para conclusão do motivo da viagem (seja passeio ou estudo), ou seja, menos do que 6 meses.

Requisição de visto

Todo visto canadense é processado em São Paulo, mas não é preciso que o requerente vá pessoalmente. Para isso, é possível usar serviços de despachantes.
O Consulado canadense tem uma central autorizada pelo Ministério da Cidadania e Imigração do Canadá para receber pedidos de vistos, chamada VAC (Visa Application Centre)

O VAC é responsável por:

Repassar informações relevantes sobre os requisitos para a obtenção de um  visto, conforme publicado pelo Consulado do Canadá;
Receber os pedidos e documentos exigidos;
Rever os pedidos para garantir que estão completos; e
Encaminhá-los de forma segura para o setor de vistos do Consulado do Canadá em São Paulo.
Retornar ao requerente o passaporte e a decisão por meios seguros.

O consulado canadense está incentivando todos os requerentes de vistos a apresentarem seus pedidos no VAC  e aproveitarem o diferencial do horário de expediente estendido e do serviço ao cliente no local.

Os documentos necessários para requisitar o visto de turista são:

  • Os formulários IMM5257ENU e CIC_Quest
  • Duas fotografias recentes, 3cm x 5cm, do requerente principal e de cada acompanhante.
  • Uma cópia da Carteira de Identidade (ambos os lados).
  • Passaporte ou documento de viagem válido. Caso possua, queira apresentar passaportes anteriores.
  • Prova de que você possui recursos disponíveis e suficientes para se manter no Canadá. Por exemplo: último imposto de renda com o recibo de entrega, os três últimos holerites e/ou contrato social e extratos bancários.
  • Comprovação de laços sociais e econômicos com seu país de origem, como por exemplo: declarações de seu empregador referentes aos três últimos pagamentos pelo trabalho desempenhado (se você estiver empregado); última atualização dos documentos de constituição da empresa com indicação da conta bancária empresarial (se você for empresário); comprovação de sua inscrição em uma instituição de ensino brasileira (se você for estudante).
Segundo o site do consulado canadense, eles não exigem que o requerente envie mais de 1 tipo de comprovação de renda, porém, a realidade é outra. Eles normalmente exigem pelo menos 2 tipos de comprovação, sendo o IR e extratos de conta corrente ou poupança os principais.
Para comprovar renda é possível contar com ajuda de fiadores (parentes de primeiro grau ou empresa onde o requerente trabalha). Você pode ter ser mais de um fiador, sendo que cada um deles deve enviar uma carta custeio.

Dicas para preenchimento dos formulários

  • No IMM5257ENU:
Esse formulário deve ser preenchido obrigatoriamente no computador. É comum as pessoas esquecerem de validar o formulário. Para isso basta clicar em um botão azul que insere um código de barras no formulário, tornando-o válido.
  • No CIC_Quest
Esse formulário deve ser preenchido à mão. Responder a todas as perguntas de forma pertinente é imprescindível ao requerente, pois esse questionário é fundamental para passar informações pessoais, uma vez que não há entrevistas no processo. É portanto com base nesse questionário que as intenções do requerente são analisadas.
Para dar início ao processo é preciso entrar em contato com o consulado para agendar a entrega dos documentos. O telefone é:  11 5509-4343 Ramal 3410 no horário das 11am as 12:30pm somente.
Para mais informações, visite o site do Governo do Canadá


Nenhum comentário:

Postar um comentário